UERJ
marca da Eduerj
Editora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  Notícias
 

Dezembro 2015

EdUERJ convida para o lançamento de “Economia: obstáculo epistemológico – Estudo das raízes políticas e religiosas do imaginário liberal”, de Valter Duarte Ferreira Filho. O lançamento será na terça-feira, 15 de dezembro, na Livraria Mini Book Store, no Museu da República, às 18h No dia 10 de dezembro, a EdUERJ lança “Múltiplo Machado - I Colóquio Dirce Cortes Riedel", às 18h30, na Casa Dirce Côrtes Riedel. Em Botafogo. O livro é organizado por João Cezar de Castro Rocha. Disponibilizados no site da EdUERJ, na área EdUERJ Digital, os livros "Ideologia e utopia nos anos 60 - Um olhar feminino", de Lia Faria, e "70 anos de radiojornalismo no Brasil (1941-2011)", organizado pela professora Sônia Virgínia Moreira. Ambos para download gratuito.


Novembro 2015

A EdUERJ lança o livro “A nova ortografia” no dia 25 de novembro, às 19h30, no Auditório 113, do Instituto de Letras da Uerj, em evento organizado pela Academia Brasileira de Letras. Está programada a mesa-redonda “A implementação do acordo ortográfico” com Claudio Cezar Henriques e Manoel Pinto Ribeiro, e mediação de André Valente. Lançamento do livro Palavra Cantada – Estudos Transdisciplinares na Casa Dirce Cortes Riedel, no dia 18, às 18h30.


Outubro 2015

Lançamento do livro Marca: do marketing ao balanço financeiro, de Mariza Branco Rodrigo de Freitas e Manoel Marcondes Machado Neto, no dia 08/10, às 18h30, na Casa de Leitura Dirce Côrtes Riedel (Botafogo). Acontecerá também, na ocasião, um "pocket papo" com os autores da obra, sobre o tema “Qual é o valor da sua marca?”.


Setembro 2015

-De 3 a 7 de setembro, aEdUERJ participa da Bienal do Livro de 2015. São mais de 200 títulos com 20% de desconto para o público em geral e 30% de desconto para alunos, docentes e servidores da UERJ.

- A EdUERJ lança os títulos Christian Prigent por Marcelo Jacques de Moraes, Paula Glenadel por Inês Oseki-Dépré e Haroldo de Campos, por Marcos Siscar, da coleção “Ciranda da Poesia”, durante o Colóquio Internacional Poesia e Interfaces, no dia 23 de setembro. O Colóquio, que conta com a presença do poeta francês Christian Prigent e com o editor-executivo da EdUERJItaloMoriconi, realizar-se-áde 23 a 25 de setembro, às 19h, no Colégio Brasileiro de Altos Estudos, na Avenida Rui Barbosa, 762, Flamengo. A programação completa do evento (gratuito) pode ser acessada no link https://poesiainterfaces.wordpress.com/


Agenda de Agosto 2015

- O monstro contemporâneo: a construção social da pedofilia em múltiplos planos, da autora Laura Lowenkron, dia 06/08, às 19h, na Blooks Livraria (Botafogo).

- Euclides, mestre escola, organizado por AnabelleLoivos Considera, AnéliaMontechiariPietrani e Luiz Fernando Conde Sangenis, dia 19/08, às 18h, na Pen Clube (Flamengo).

- Lançamento do livro Esporte e mídia: novas perspectivas:a influência da obra de Hans UlrichGumbrecht, organizado por Ronaldo Helal e Fausto Amaro, dia 24/08, às 18h, na sala 10.121, 10o andar da UERJ (Maracanã). Hans UlrichGumbrecht ministra palestra sobre o tema "A singularidade do drama no estádio".

- Corpos diversos: imagens do corpo nas artes, na literatura e no arquivo, organizado por Ana Chiara, Marcelo Santos e Eliane Vasconcellos, 27/08, às 16h, na Casa de Rui Barbosa (Botafogo).

- Atlas da política externa brasileira, escrito por Carlos R.S. Milani, EnaraEchartMuñoz, Rubens de S. Duarte e Magno Klein, 21/08, às 17h, no pátio do IESP-UERJ (Botafogo).


Julho 2015

-No mês de julho, a EdUERJ publica os livros Comunicação, organizações e cultura digital e Sereia de papel. -No dia 7 de julho, Jens Andermann, autor de A óptica do Estado, publicado pela EdUERJ, ministra palestra no Auditório da pós-graduação do Instituto de Letras, 11o andar, UERJ (Maracanã), às 17h.


Junho 2015

Stella Taquette, autora do livro "Homossexualidade e adolescência sob a ótica da saúde", lançado pela EdUERJ, foi entrevistada pela revista Época. Confira neste site a entrevista completa: http://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/cristiane-segatto/noticia/2015/06/pare-de-perguntar-se-ela-tem-namorado.html

A EdUERJ lançou dois livros da coleção Ciranda da Poesia: Paula Glenadel por Inês Oseki e Haroldo de Campos por Marcos Siscar. Os livros mantêm a proposta da coleção, que tem como objetivo impulsionar a leitura da poesia contemporânea, divulgar análises e contribuir para a tradução e divulgação de poetas ainda inéditos ou pouco conhecidos no país.

Maio 2015

A EdUERJ torna disponível, de forma gratuita, o seu primeiro e-book: PneumoUERJ. O livro oferece a estudantes de medicina, clínicos, médicos de família e outras especialidades médicas um conteúdo atual sobre a Pneumologia. Composto por artigos e conceitos contemporâneos, distribuídos em 58 capítulos (divididos em quatro tomos), acumula as funções pedagógica e de formação. Para fazer download acesse: http://www.eduerj.uerj.br/eduerjDigital.html

Abril 2015

No dia 10 de abril, tomou posse o novo Conselho Editorial da Editora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (EdUERJ). O novo Conselho tem mandato de dois anos e é formado pelos professores Italo Moriconi (como presidente), Erick Felinto (FCS - Faculdade de Comunicação Social), Glaucio Marafon (IGEO - Instituto de Geociências), Jane Russo (IMS - Instituto de Medicina Social), Maria Aparecida Ferreira de Andrade Salgueiro (ILE - Instituto de Letras) e, como membro externo, o jornalista Bernardo Esteves. Permanecem, agora na condição de membros honorários, os professores e ex-diretores da EdUERJ, Ivo Barbieri (ILE - Instituto de Letras) e Lúcia Bastos (IFCH -Instituto de Filosofia e Ciências Humanas).

EdUERJ conquista Prêmio Jabuti

O livro Ciência do futuro e futuro da ciência: redes e políticas de nanociência e nanotecnologia no Brasil, de Jorge Luiz dos Santos Junior, ficou em terceiro lugar no 56 º Prêmio Jabuti, na categoria Ciências Exatas, Tecnologia e Informática.

Por essa conquista, não só o autor do livro, mas a Editora da UERJ também receberá uma estatueta do Jabuti. A cerimônia de entrega do prêmio, depois de oito anos sendo realizada na Sala São Paulo, será no Auditório Ibirapuera, no dia 18 de novembro. Neste dia, também serão revelados vencedores do Livro do Ano – Ficção e Livro do Ano – não Ficção.

Agenda da EdUerj para Outubro

01/10 – Lançamento do livro Cidadania e movimentos sociais na Unirio (Campus Urca) no evento “Igrejas e Ditadura”. Horário: 18h às 22h.

06 a 10 – Feira UFRJ de livros de editoras universitárias no Campus Praia Vermelha.

07 – Lançamento do livro “Vida na Voz” na Casa de Leitura Dirce Cortes Riedel (Na Rua das Palmeiras 82, Botafogo.), com presença da autora Patricia Coralis Horário: 18:30h.

14 e 15 – Feira Unirio no Campus Praia Vermelha.

27 a 31 – XV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física em Maresias - SP. Mais informações: http://www.sbfisica.org.br/~epef/xv/

29,30 e 31 – IX Simpósio Espaço e Cultura na UERJ – Auditório 11. Inscrições até 29/10 no site www.cepuerj.uerj.br/desc_eventos.aspx?evento=43. Mais informações: www.nepec-uerj.blogspot.com.br

30 a 02 de novembro – Primavera dos Livros no Museu da República. Horário: 10h às 22h.

 

EdUERJ entre os finalistas do Prêmio Jabuti

A EdUERJ está mais uma vez - e com muito orgulho - entre os finalistas do Prêmio Jabuti. Desta vez estamos concorrendo na categoria Ciências exatas, tecnologia e informática, com o livro "Ciência do futuro e futuro da ciência: redes e políticas de nanociência e nanotecnologia no Brasil", de Jorge Luiz dos Santos Junior.

O Prêmio Jabuti está em sua 56 ª edição e outras informações podem ser obtidas pelo site premiojabuti.com.br

 

EdUERJ sem Muros

A Uerj realizará, no período de 22 a 26 de setembro de 2014, a 25ª Edição da UERJ SEM MUROS. É um grande evento que mobiliza toda a Universidade em prol de um objetivo comum: apresentar à sociedade a produção acadêmica realizada nas diversas áreas de conhecimento, envolvendo ensino, pesquisa, extensão e cultura. A Editora da Uerj está participando desta realização, por meio dos dois projetos listados abaixo. Contamos com a sua presença!

Redes de ações comunicacionais da Editora da Uerj
Estagiária: Thais
Data: 22/09/2014 (segunda-feira)
Período: de 14h às 17h
Local: Hall dos blocos C e F, 1º andar

Editorial: O acordo de edição e o direito de uso de imagem
Estagiários: Mariana e Pedro
Data: 24/09/2014 (quarta-feira)
Período: de 14h às 17h
Local: Corredor da Concha Acústica - Espaço 74

 

EdUERJ em cooperação com Cambridge University Press

Na terça-feira 26 de agosto, Louise Clift, representante de vendas da Cambridge University Press, reuniu-se com o editor executivo da EdUERJ, professor Ítalo Moriconi. A representante ficou impressionada com o volume de publicações da EdUERJ no ano passado, alcançando a expressiva marca de 45 livros. Ficou combinado que a Cambridge University Press enviará 15 de seus títulos para avaliação dos pareceristas da Editora da Uerj. Os livros sugeridos abordam áreas de filosofia, história, estudos do oriente médio e império otomano, incluindo também alguns títulos didáticos sobre temas da ciência contemporânea. A tradução e publicação de algum título da lista passará, no entanto, pelo crivo final do Conselho Editorial da EdUERJ.

 

EdUERJ na Feira de Frankfurt

A Editora da Uerj vai participar da Feira de Frankfurt neste ano. Ela vai ter um stand integrando o pool de editoras da ABEU (Associação Brasileira de Editoras Universitárias). Esta participação é fruto das ações culturais que começaram a ser implementadas no Ano Alemanha + Brasil 2013-2014. A Feira será realizada de 8 a 11 de outubro deste ano.

Um dos principais critérios na seleção dos livros é o potencial que apresentam em relação ao mercado editorial internacional, deflagrando a possibilidade de parcerias e internacionalização da Editora da Uerj.

A lista de livros da EdUERJ que vão estar na Feira inclui os seguintes títulos:

  • A reemergência de identidades étnicas na modernidade: movimentos sociais e Estado na Bolívia contemporânea (Alice Soares Guimarães)
  • Biotecnologia no Brasil (Daniela Uziel)
  • Bricolagem alimentar nos estilos naturais (Maria Cláudia da Veiga Soares Carvalho)
  • Bullying e cultura de paz no advento da nova ordem econômica (Leila Maria Torraca de Britto)
  • Copas do Mundo: comunicação e identidade cultural no país do futebol (Organização: Ronaldo Helal e Alvaro do Cabo)
  • Devir puta (José Miguel Nieto Olivar)
  • Entradas e bandeiras: a conquista do Brasil pelo futebol (Gilmar Mascarenhas)
  • Forma e sentido contemporâneo: poesia (Organizador: Antonio Cícero)
  • Interação entre empresas e instituições de ciência e tecnologia: o caso do sistema farmacêutico de inovação brasileiro (Julia Paranhos)
  • Literaturas da floresta: textos amazônicos e cultura latino-americana (Lúcia Sá)
  • Livro ou livro-me - os escritos babilônicos de Hélio Oiticica (1971-1978) (Frederico Coelho)
  • O Macaco Dourado (Organizadores: Alexandre Santos de Alencar, Antonio Carlos de Freitas, Daniele Pedrosa Monteiro e Israel Felzenszwalb)
  • Manuel Zapata Olivella e o "escurecimento da literatura latino-americana" (Antonio D. Tillis)
  • Oralidades e escritas pós-coloniais - estudos sobre literaturas africanas (Ana Mafalda Leite)
  • Pérolas negras - primeiros fios: experiências artísticas e culturais nos fluxos entre África e Brasil (Roberto Conduru)
  • Pierre Bourdieu (Entrevistado por Maria Andréa Loyola)
  • Políticas de línguas no Novo Mundo (Organizadores: Consuelo Alfaro Lagorio, Maria Carlota Rosa e José Ribamar Bessa Freire)
  • Rádio, arte e política (Mauro Sá Rego Costa)
  • Rio Babel: a história das línguas na Amazônia (José Ribamar Bessa Freire)
  • Samba e partido-alto: curimbas do Rio de Janeiro (Denise Barata)
  • Teresa Cristina de Bourbon: uma imperatriz napolitana nos trópicos - 1843-1889 (Aniello Angelo Avella)
  • Trânsitos: brasileiras nos mercados transnacionais do sexo (Adriana Piscitelli)

 

EdUERJ em diálogo com Biblioteca Parque Estadual

No dia 8 de agosto, representantes de várias editoras reuniram-se com a administração da Biblioteca Parque Estadual. Representando a EdUerj, esteve Alexandra Toste, do Departamento Comercial. A Biblioteca Parque planeja expandir o seu acervo, investindo também em uma bibliografia voltada para assuntos relacionados ao Estado do Rio de Janeiro. A reunião teve como objetivo formalizar esta intenção junto às principais editoras do Rio e dinamizar esta aquisição de novos títulos. A seleção dos livros levará em conta o perfil do leitor de cada localidade. Também serão escolhidos livros que sirvam de suporte às atividades realizadas nas salas da rede. Atualmente são realizadas atividades como Rodas de Conversa e cursos em seus auditórios.

A proposta da Biblioteca Parque é a de funcionar como um polo de atividades culturais, com lançamentos de livros, exposições, estimulando os valores de cidadania e inclusão social. A biblioteca Parque Estadual é a matriz da rede que inclui unidades na Rocinha, Manguinhos e Niterói. Para saber mais, acesse o site http://www.bibliotecasparque.org.br

 

Entrevista com Júlia Studart

Júlia Studart fala sobre o seu título da Ciranda da Poesia (com análise literária sobre Nuno Ramos) para o blog da EdUERJ. A entrevista pode ser conferida no link http://www.eduerj.blogspot.com.br/2014/07/entrevista-com-julia-studart.html

 

EdUERJ lança nova edição de livro sobre trabalhos acadêmicos

"A redação de trabalhos acadêmicos - Teoria e prática", organizado por Claudio Cezar Henriques e Darcília Simões, chega a sua sexta edição. Um dos maiores sucessos da editora, este trabalho foi lançado originalmente em 2002, e permanece como um dos mais procurados por graduandos e pós-graduandos.

 

Lançamento de livro no dia 22 de agosto

No dia 22 de agosto, às 18h30, a professora Alice Soares Guimarães lança na Livraria Mini book, no Museu da República, o livro Reemergências de identidades étnicas na modernidade: movimentos sociais e Estado na Bolívia contemporânea.

 

A EdUERJ e a Casa de Cultura Dirce Côrtes Riedel promovem, nos dias 13 e 15 de maio, o evento "20 anos de EdUERJ: Encontros com Aníbal Cristobo"

A primeira atividade será no dia 13, terça-feira, às 19h30. É o debate Edição de Poesia hoje: modos de fazer e desfazer, com o editor executivo da EdUERJ, professor Italo Moriconi, e os poetas Marília Garcia, Lucas Matos e Márcio Junqueira, redatores do Blog Bliss não tem Bis. A conversa, que também contará com Cristobo na mesa-redonda, enfocará as tendências poéticas atuais, como a de criar obras novas a partir de colagens ou reorganização de materiais já existentes.

Na quinta-feira, 15 de maio, às 19h30, os poetas Clarissa Freitas, Thiago Gallego, Lucas Matos e Marcio Junqueira e se juntarão a Cristobo para uma leitura de poesias e performances poéticas.

Argentino, atualmente morando em Barcelona, Aníbal Cristobo é autor de livros como Teste da Iguana e Krill. Seus poemas já foram analisados por Manoel Ricardo de Lima em um dos títulos da Ciranda da Poesia, publicado pela EdUERJ em 2013.

A entrada é franca. A Casa da Leitura Dirce Côrtes Riedel fica na Rua das Palmeiras, 82, em Botafogo.

 

Lançamento do livro Copas do Mundo: comunicação e identidade cultural no país
do futebol

Na segunda-feira, 19 de maio, às 19h, a Editora da Uerj lança, na Livraria Travessa do Shopping do Leblon, o livro Copas do Mundo: comunicação e identidade cultural no país do futebol, organizado pelos professores Ronaldo Helal e Alvaro do Cabo.

O livro reúne 15 pesquisadores que apresentam ensaios sobre nove Copas do Mundo e uma Copa das Confederações, eventos selecionados principalmente pelo critério da dimensão simbólica de seus resultados na imprensa e na sociedade brasileira.

Quem quiser saber mais sobre o livro de Helal pode acessar o release pelo link http://www.eduerj.blogspot.com.br/2014/04/livro-discute-identidade-e-futebol.html

 

EdUerj na Feira das Editoras Universitárias da UFF

A Editora da Uerj é uma das expositoras da décima Feira do Livro Universitário da UFF. O evento será realizado de 18 a 21 de março de 2014, das 10h às 19h, no campus Gragoatá, Bloco D, em Niterói. Além da EdUERJ, participam outras editoras afiliadas à Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU). Na ocasião, todos livros serão oferecidos com 50% de desconto.

 

Negociar direitos no jornal Bafafá

O livro "Negociar direitos? Legislação trabalhista e reforma neoliberal no governo FHC", de Luiz Henrique Vogel, está em destaque na edição 101 do Jornal Bafafá. E também pode ser conferido no link www.bafafa.com.br/negociar-direitos