UERJ
marca da Eduerj
Editora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  Como Publicar
 

A Editora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (EdUERJ) vem construindo um catálogo relevante, oferecendo ao público universitário e também ao público em geral textos de referência nacionais e traduzidos, marcados pelo compromisso com a pesquisa fundamentada, a consciência metodológica e o estímulo à reflexão teórica e conceitual.

Processo de seleção, avaliação e produção editorial: aos autores e organizadores

Antes de nos enviar seus originais com fins de publicação, leia cuidadosamente nossas ETAPAS E CRITÉRIOS DE SUBMISSÃO DE ORIGINAIS. Sua não observância poderá atrasar a avaliação da obra.

As informações abaixo também podem ser visualizadas em um arquivo no formato PDF. Clique aqui para fazer o download.

I. Projeto editorial
Encaminhar um projeto de publicação, em no máximo duas (2) laudas, explicitando:

  1. Tema abordado, de forma clara e objetiva.
  2. Pertinência, relevância e originalidade do assunto, as áreas de conhecimento abrangidas.
  3. Público-alvo.
  4. Título provisório.
  5. Dados completos do(s) autor(es)/organizador(es): nome, filiação institucional, link para o Currículo Lattes, telefones e e-mail.
  6. Em caso de coletâneas, nomes e e-mails dos autores dos artigos.
  7. Em caso de trabalho financiado por agências de fomento à pesquisa (Faperj, CNPq etc.), anexar cópia do parecer final (se houver).

O material será encaminhado à nossa equipe editorial que fará uma primeira análise, checando as informações citadas, além de verificar se o original está de acordo com a linha de publicação da EdUERJ. Em caso de aprovação, o editor executivo se posicionará sobre a pertinência de pedir ou não o texto integral, para a etapa de submissão.

II. Preparação de originais
Pede-se a preparação dos seguintes tópicos, ao se enviar o material para análise do Editor executivo e do conselho editorial, na etapa de submissão:

II.1 Sobre o texto:

  1. O texto deve ser encaminhado em fonte Times New Roman, tamanho 12 e espaçamento de 1,5 cm.
  2. Não criar sumário como tabela.
  3. Citações não devem ser em itálico.
  4. Usar negrito apenas para títulos e subtítulos.
  5. Notas: inseri-las com o recurso do Word, e não manualmente.
  6. Não colocar referências completas nas notas, apenas ao final do capítulo.
  7. Referências: enviar informações completas.
  8. Em notas e no corpo do texto, utilizar apenas o nome e o ano da referência.

II.2 Sobre as imagens, se houver

  1. Gráficos, tabelas, quadros, planilhas, autoformas, mapas e cliparts (figuras) devem estar preparados em Word/Excel, sem tabulações em arquivos editáveis – e não em formato típicos de imagens.
  2. Salvo exceções comunicadas, não utilizar recursos artísticos e estilização do texto.
  3. Fotografias e ilustrações devem ser encaminhadas em formato .tif ou .jpg, com tamanho de aprox. 10x15 cm (≅ 2 mil pixels) e resolução mínima de 300 DPI.
  4. Todas as imagens preferencialmente devem incluir autoria e fonte de origem.
  5. As imagens devem vir acompanhadas de autorização para reprodução.

II.3 Sobre o projeto gráfico

A criação do projeto gráfico do miolo da obra e de sua capa são de responsabilidade da EdUERJ, que levará em consideração as sugestões e opiniões dos autor(es)/organizador(es) (cf. item IV).

III. Submissão e avaliação editorial
O original em processo de submissão será examinado e avaliado pelo editor executivo, pareceristas qualificados da área e pelo conselho editorial, que decidirá pela publicação ou não. Em caso de aprovação com propostas de modificação, autor(es) ou organizador(es) terão um prazo para considerarem as observações do conselho e/ou dos pareceristas, realizar as modificações necessárias e remeter a versão definitiva à editora, levando-se em conta as etapas de preparação de originais já citadas no tópico II.

Após essas etapas, autor(es) ou organizador(es) serão convidados para análise e assinatura do Acordo de Edição do livro na EdUERJ. A data de assinatura do acordo de edição marca o início da produção do livro.

IV. Produção editorial
O período de produção de um livro é variável. Livros somente em texto e com uma autoria podem, eventualmente, ser editorados em menos tempo, em comparação a outros com muitos quadros, tabelas, imagens etc. Após a aprovação para a publicação, a obra entra em efetiva produção em suas diversas etapas, a saber: preparação de originais (padronização textual, normalização, primeira e segunda revisões); criação de capa e projeto gráfico, diagramação, revisão de provas pelo(s) autor(es)/organizador(es), autorização de impressão; fechamento de arquivos, pré-impressão, impressão e acabamento.

A partir da entrega à editora do material original completo, e em função do cronograma de produção da editora, uma estimativa de prazo será definida e comunicada ao(s) autor(es)/organizador(es).
Durante as etapas do processo de produção, especialmente nas textuais, a editora enseja a participação dos autor(es)/organizador(es), no intuito de sanar dúvidas e questionamentos da equipe de revisão, à medida que vão sendo encontradas.
Para os textos de capa, pede-se:

  1. Texto de quarta capa (um resumo da obra): de 10 a 15 linhas, em Times New Roman tamanho 12, com espaçamento de 1,5 cm.
  2. Texto de orelhas: até 25 linhas, em Times New Roman tamanho 12, com espaçamento de 1,5 cm.
  3. Minicurrículo do(s) autor(es)/organizador(es) em Times New Roman tamanho 12, com espaçamento de 1,5 cm, contendo os seguintes dados: maior titulação até a previsão de publicação, filiação e inserção profissional, e-mail de contato (opcional).
  4. A sugestão de imagem para a capa (se houver) deve obedecer aos mesmos critérios expostos nos tópicos c, d, e e do item II.2.

Com estas normas, a EdUERJ espera facilitar os processos de aprovação e preparação das obras submetidas à sua avaliação.

A EdUERJ não publica ficção ou literatura infantil.

Mais informações:

editorialeduerj3@gmail.com

(21) 2334-0720

(21) 2334-0721